A PAZ DO SENHOR , JESUS!

A FIDELIDADE DE DEUS É ALGO ENTENDIDA POR POUCOS, MAS QUE MANTEM A TODOS DE PÉ.
"EU TENHO CERTEZA QUE DEUS, QUE COMEÇOU A BOA OBRA EM VOCÊS, CONTINUARÁ AJUDANDO A CRESCER EM SUA GRAÇA ATÉ QUANDO A SUA TAREFA EM VOCÊ ESTIVER FINALMENTE TERMINADA NAQUELE DIA QUANDO JESUS CRISTO VOLTAR."

ESTUDOS

ISRAEL
REINO DO NORTE


Os dois reinos que surgiram após a morte de Salomão são comumente conhecidos e diferenciados pelos apelativos de "Norte" e "Sul". Este ultimo designa o estado mais pequeno, governado pela dinastia de Davi desde sua capital em Jerusalém até 586 a.C. consistia nas tribos de Judá e Benjamim, as que apoiaram a Roboão com um exército quando o resto das tribos se levantaram em rebelião contra as opressivas medidas de Salomão e seu filho (1 Rs 12.21). O Reino do Norte designa as tribos dissidentes, que fizeram a Jeroboão seu rei. Este reino durou até 722 a.C., com sua capital sucessivamente em Siquem, Tirsá e Samaria.
As designações bíblicas comuns para estes dois reinos são "Israel" e "Judá". A primeira está restringida usualmente em seu uso ao Reino do Norte, enquanto que a segunda se refere ao Reino do Sul. Originalmente o nome de "Israel" foi dado a Jacó (Gn 32.22-32). Durante toda sua vida já foi aplicado a seus filhos (Gn 44.7), e sempre, desde então, qualquer descendente de Jacó tem sido chamado "israelita". Desde os tempos patriarcais até a ocupação de Canaã, "Israel" tem especificado a totalidade da nação hebraica. Esta designação prevaleceu durante a monarquia de Davi e Salomão, inclusive quando estava dividida, a princípios do reinado de Davi.


A única fonte que apresenta um relato histórico contínuo do Reino do Norte é 1 Reis 12.1-2 Reis 17.41. Integrado neste registro estão os acontecimentos contemporâneos do Reino do Sul. Com a terminação do Reino do Norte no ano 722 a.C., o autor do livro dos Reis continua o relato do Reino do Sul em 2 Reis 18.1-25-.30, até que a queda de Jerusalém em 586 a.C. Um registro paralelo para o Reino do Sul, desde 931 a 586 a.C., se dá em 2 Crônicas 10.1-36.23, onde o autor conclui com uma referência final ao cesse do cativeiro sob Ciro (538 a.C.). O relato em Crônicas suplementa a história registrada no Reino do Norte, e nos livros dos Reis, onde têm uma relação direta sobre os acontecimentos do Reino do Sul.
A união de Israel estabelecida por Davi terminou com a morte de Salomão. O primeiro entre a divisão resultante foi o Reino do Norte, localizado entre Judá e a Síria. Em menos de um século (931-841 a.C.) tinham surgido e caído três dinastias, para darem passagem ao novo reino.





O REINADO DE JEROBOÃO
(1 Rs: 12 - 14)


As dez tribos seguem Jeroboão
1 Rs. 12. 16 – 25

As negociações haviam falhado, o povo percebeu que o rei Roboão não atenderia a seu pedido de alivio do jugo imposto po Salomão, seu pai. A revolta continuou, as Tribos do Norte ainda não tinham escolhido Jeroboão como rei eles só recusaram a sebmeterem-se a Roboão. O grito às tuas tendas (casa de davi) era a deixa para a disperção das dez tribos do Norte, Roboão tentou impor as suas táticas opressivas, mas isto resultou na morte do seu embaixador, Adorão, e ele mesmo por pouco não perde a vida. A rebelião durou serca de 260.
Quando o povo de Israel soube da volta de Jeroboão do Egito, pediram a ele que comparecesse a uma reunião onde estaria todo o povo e ali foi escolhido como rei de Israel. A partir deste ponto o reino esteve dividido até a queda de Israel em 722 a. C.
Embora tenha reunido um grande exercito para obrigar o povo de Israel a reconhece-lo como rei não o pode concretizar pois Deus enviou um profeta para o adverter a respeito de que esta era a Sua vontade e que deveriam voltar para casa. E assim o fizeram.

Assim que se torna rei Jeroboão contitui Siquem como sua capital, possívelmente por razões politicas já que ali Roboão havia sido coroado, e mais tarde contituiu Penuel, provavelmente edificada para prover proteção contra os habitantes de Gileade, que eram fieis a Davi.


A idolatria de Jeroboão
1 Rs: 12. 26 - 33




A inveja e o egoismo tomaram conta do coração de Jeroboão e ele buscou, da pior forma, uma maneira de impedir que as dez tribos fossem a Jerusalém para adorar. Em vez de confiar que o Senhor iria estabelecer o seu reino como havia prometido (1Rs: 11. 38, 39), Jeroboão ficou com medo de perder o apoio do povo e recorreu a metodos pecaminosos de manipulação. Isso mostra que a apostasia foi intencional, planejada e deliberada. Assim Jeroboão deu inicio a sua queda (v. 27):
  • Abriu novos centros de culto para rivalizar com Jerusalém (vv. 28 – 30).
  • Ordenou seu próprio sacerdócio (v. 31). 
  • Instituiu uma nova festa para imitar as festas de Judá (v. 32). Havia três festas no outono comemoradas no sétimo mês (tisri, outubro – novembro) e que marcavam o fim do ano agricola. A festa das trombetas era realizada no primeiro dia do mês (Lv: 23. 23 – 25; Nm: 29. 1 – 6); o Dia da Expiação, no décimo dia (Lv: 23. 26 – 32; Nm: 29. 7 – 11); e a Festa dos Tabernáculos, no décimo quinto dia (Lv: 23. 33 – 43; Nm: 29. 12 – 39).
  • Jeroboão fez dois bezerrosde ouro, colocando um em Betel e outro em Dã (vv. 30, 33).
Tudo isso fez Jeroboão para que o povo tivesse opções de prestar culto sem a necessidade de ir a Jerusalém. Como o versículo 28 inclui uma citação de Êxodo: 32. 4, a declaração de Jeroboão pode ter tido a intenção de sugerir que esses dois bezerros fossem os mesmos feitos por Arão. A luz do fato de que alguns deuses pagãos eram retratados montados em touros ou bezerros para simbolizar a força, outra possibilidade é a de que Jeroboão tenha contituido os dois bezerros para servirem de pedestais em que o Deus de Israel seria intronizado. Tanto num como no outro caso, essa nova forma de culto resultou em uma idolatria sem precedentes (14. 9).

__________________________________________________________________________________

UM PROFETA FAZ PREDIÇÃO CONTRA O ALTAR
1 Reis: 1 – 10





Ao se aproximar do altar para queimar insenso, Jeroboão recebe uma visita inesperada de um profeta, cujo nome não é mensionado, vindo de Judá e por ordem do Senhor declara que um filho nasceria na casa de Davi de nome Josias que aniquilaria todo altar levantado por Jeroboão.

A profecia contra Jeroboão feita pelo homem de Deus é realmente marcante, pois menciona e descreve as ações de Josias quase trezentos anos antes de seu nascimento e reinado (2 Cronicas: 34. 1 – 7).
O profeta deu um sinal que deveria se cumprir naquele mesmo dia, mostrando literalmente que a profecia se cumpriria, mostrando que a idolatria gerada pela influência de Jeroboão não agradava a Deus. O sinal se cumpriu alguns minutos depois, quando o rei tentou pegar o homem de Deus e sua mão se secou e o altar se fendeu e a sinza se derramou.


Como a mão era um sinal de autoridade, o fato de a mão de Jeroboão ter secado era uma indicação da autoridade de Deus.

A condição pecaminosa de Jeroboão é claramente exposta quando pede ao profeta para orar ao seu Deus e não ao Deus que o fez rei de Israel, se em seu coração houvesse arrependimento de seus atos pediria ao homem de Deus que rogasse a Deus, ao Deus de Israel, que era a "sua nação", ou coisa semelhante. O milagre acontece Jeroboão foi curado, mas não deixou sua perversidade o que nos ensina que milagres nem sempre fazem com que os homens se arrependam.
O maior milagre que pode acontecer na vida de uma pessoa não é a visão restaurada, voltar a caminhar, ouvir, pegar..., mas sim o do arrependimento de seus pecados (Lc: 9. 23 – 27).

Jeroboão oferece hospedagem e comida, mas o homem de Deus nega todo o tipo de recompensa vinda de Jeroboão e seu reino, pois assim Deus o havia ordenado. Com uma expressão clara da sua obediencia a Deus ele diz: " Ainda que me desse metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem comeria água neste lugar." (v. 8).
UM LEÃO MATA O PROFETA
1 Reis: 13. 11 – 34




Obedecendo a Deus mais uma vez o homem de Deus volta por um caminho diferente do que foi a Israel (v. 9, 10), e encotra-se com um profeta velho que o fez desobedecer ao Senhor (vv. 11 – 19). Apesar de usar um relato falso conseguiu convenser e fazer desobedecer a ordem do Senhor e voltou no seu caminho.
O Profeta Velho - Quando a pessoa de Deus deixa de viver pela fé, ela se torna como o profeta velho.
O profeta velho, aqui, não é a idade, mas, o espírito daquele que se acomodou na fé. Ele não manifesta mais uma fé viva. é obstnado no seus próprios pensamentos e vontades.
Começa a andar segundo o seu coração e seu entendimento, e não mais segundo a palavra e vontade de Deus. Ela se torna incapaz de obedecer à voz de Deus.













Em vez de obedecer a Deus o homem preferiu obedecer a voz de um estranho, isso deveria ser uma lição para todos nós, homens e mulheres de Deus, para não fazermos coisa alguma contraria ao que Deus nos falou mesmo que seja um anjo trazendo uma mensagem do céu (Romanos: 8 . 38, 39).
A viagem lenta do homem de Deus custou-lhe a vida. Se não tivesse parado para descansar ele não teria corrido o risco da desobediencia. Quantas vezes como homens e mulheres de Deus querem parar para descançar e em um momento de distração desobedecem a Deus sendo enganados por falsos profetas.


Apenas uma predição do que aconteceria ao homem de Deuspela desobediencia , ele morreria e seu cadáver não entraria no sepulcro de seus pais, sendo assim seu corpo sepultado em outro lugar, mostra o quanto aborreceu a Deus este homem.
Ao tornar a sua viagem o "homem de Deus" é surpreendido por um leão que o matou.
O leão matou somente o homem, não o jumento e nem mesmo comeu a carne do homem. Isso mostra que até mesmo animais selvagens obedecem a voz de Deus.
A severidade com que Deus tratou o "homem de Deus" e não tratou o profeta velho mostra que o pecado do "homem de Deus" abalaria a confiabilidade de Deus. O que explica a atitude do profeta velho (vv. 31, 32).


Mesmo depois de todo o insidente Jeroboão continuou em sua perversidade e não deixou o seu mau caminho, antes tornando-se mais perverso, ordenando mais sacerdotes a ele e fazendo-se a sí mesmo sacerdote de um dos lugares altos, não dando a Deus motivo nenhum para o polpar diante de seu plano paa destrui-lo (v. 34).




O Deus a quem servimos é um Deus que não foge de sua essência, Ele é amor, mas é justo e recebemos exatamente o que merecemos de Deus estes acontecimentos nos mostra exatamente isso tanto com relação a Jeroboão quanto em relação ao "homem de Deus". Que posamos viver o amor de Deus para que a Sua Justiça seja sempre a nosso favor.




AIAS PREDIZ A RUINA DA CASA DE JEROBOÃO
1 Rs: 14. 1 – 20


A mulher de Jeroboão atendendo a seu marido vai até o profeta Aías, a saber o que acontecera a seu filho, Abias, que se encontrava enfermo, e queria saber se ele iria ser curado.
Jeroboão sertamente depois de tudo o que aconteceu, receou-se com relação a seus atos, que mais parecem atos de desespero, pois o unico momento em que faz uso de seus deuses foi para impedir o povo de ir a Jerusalém, e assim mantiivesse seu reino.
Jeroboão usou a idolatria para manter seu reino, o reino pelo quel o Senhor entregou em suas mãos e pela idolatria assim também o estava perdendo e não só seu reino, mas também seus filhos. Deus nos dá e é Ele mesmo quem garante e sustenta. Que as artimanhas de Satanás jamais nos tire da vontade de Deus (Fp: 1. 6).
Disfarçada vai a mulher até o profeta que já estava quase cego, vestindo -se como outra pessoa e levando; dez pães, alguns bolos de figo e uma garrafa de mel como presente, pois eram presentes tipicos de uma pessoa de classe mais baixa. A intenção de se disfarçar teria tido mais resultado se fosse a outra pessoa, mas a Aías não funcionou, pois ele já havia recebido de Deus que iria ser procurado por tal mulher.
Ao recebe-la pelo nome o profeta imprecionou e chocou a mulher, pois ninguém sabia seu disfarce. E foi imformada pelo profeta de que as noticias não eram boas.
Deus foi bem claro para com Jeroboão:
  • Depois de o tirar do povo comum, o fez rei (v 7);
  • Tirei da familia de Davi e te dei e você não me obedeceu (v. 8);
  • Fez pior do que todos os reis que foram antes de ti, sucitou minha ira ao contruir bezerros de ouro, e recusou a conhecer-me (v. 9);
  • Por tudo isso trarei desgraça para tua casa e destruirei todos os seus filhos (vv. 10, 11).
Nos versículos 12 – 16 conhecemos exatamente o que é recompensa para quem é infiel e não ouve a voz de Deus.
Deus etá sempre pronto para nos perdoar (Is: 59. 1, 2).

De acordo com a profecia de Aías, todos os decendentes masculinos da família de Jeroboão morreriam e ficariam sem sepultura. Abias seria a unica exceção, porquanto nele Deus havia achado coisa boa. A profecia prediz as ações de Baasa contra Nadabe e aponta para o cativeiro de Israel pela Assíria.
Embora tivesse tudo para ter um reinado, prospero e forte o reinado de Jeroboão foi um fracasso, pois além de toda a maldição implantada por seu pecado muitos dos que se recusaram a adorer outros deuses foram para o reino do Sul.


NADABE, FILHO DE JEROBOÃO, É MAU REI
(1 Rs: 15. 25 – 34)

Nadabe foi o segundo rei de Israel, mas foi assassinado depois de dois anos por Baasa, que também matou todos os descendentes de Jeroboão, em cumprimento a profecia de Aías (14. 14). Com isto a dinastia de Jeroboão chega ao fim.
O trono de Israel era instável (coisa que não é firme – que se altera), pois faltava-lhe uma linhagem real escolhida por Deus. Qualquer um que tivesse uma classe elevada, tivesse poder militar ou recebesse a unção profética podia se apropriar da coroa. Quando a família de Jeroboão desonrou a Deus, Baasa assassinou Nadabe durante uma batalha contra os filisteus. Ao que parece apesar de Baasa ser plebeu, havia sido reconhecido como rei por um profeta (1 Rs: 16. 1 – 3).

A PROFECIA DE JEÚ CONTRA BAASA
(1 Rs: 16. 1 – 7)


Não sabemos como aconteceu a profecia de Jeú contra Baasa, mas podemos ver claramente que foram cumpridas (vv. 4, 11, 12).
Deus destruiu os descendentes de Jeroboão por seus pecados, e baasa foi o instrumento para tamanha fúria do senhor, contudo Baasa repetiu os mesmos erros. Mostrando que não aprendeu com o exemplo daqueles que governaram antes dele, não parou para pensar quão terríveis são as consequências do pecado.
Uma certeza de aprendizado, com erros do passado, com as experiencias dos outros e com exemplos que a bíblia nos presenteia a cada leitura, faz com que nós não venhamos repetir os mesmos erros.


O REINADO DE ELÁ E A CONSPIRAÇÃO DE ZINRI
(1 Rs: 16. 8 – 20)
 
Elá filho de Baasa governou como um rei perverso durante quase dois anos. Foi assassinado por Zinri, seu servo, quando estava bebado.
Zinri não possuia carisma nem apoio profético. Sua dinas tia durou sete dias
. A unica função de Zinri como rei foi dar a família de Baasa o 
mesmo fim que Baasa deu a família de Jeroboão. Cumprindo-se assim a professia de Jeú (16. 3).


ONRI VENCE TIBNA E REINA
(1Rs: 16. 21 – 28)

Com o vazio de poder criado pela morte de zinri, metade do povo de Israel seguiu a Onri. A outra metade seguiu Tibni. Onri no entanto agiu com rapidez e se livrou de Tibni. Onri como o sexto rei do norte perpetuou a apostasia de Jeroboão.
A família de Onri permaneceu no trono durante quatro gerações. Onri era um politico de grande competência e trouxe estabilidade ao trono de Israel que na época sofria conflitos internos. Israel havia perdido territórios para a Siria e a Assíria era uma ameaça cada vez maior.
A realização mais notável de Onri foi a construção de Samaria, a nova capital em substituição a Tirza . Onri comprou Samaria por dois talentos de prata e a fortificou. Samaria era um monte elevado e de posição defensiva ideal. A localização de Samaria a tornava quase inatacável. Assim Onri mostrava que a prosperidade de Israel havia aumentado durante seu reinado.
Mas também fez o que era mau aos olhos do Senhor, andou em todos os caminhos de Jeroboão, como também nos pecados com que este fizera pecar Israel, Irritando ao Senhor Deus de Israel, com os seus ídolos. O reinado do general Onri que havia começado em 885, terminou em 874 a. C, sendo sucedido por seu filho Acabe.
ACABE REINA E CASA COM JEZABEL

(1 Rs: 16. 29 – 34)

A exemplo de seu pai, Acabe fez o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os reis que lhe antecederam. De acordo com a Torah os israelitas não podiam casar com mulheres estrangeiras porque elas os convenceriam a adorar outros deuses. Acabe transgrediu este mandamento, casando com Jesabel que era moabita e idólatra. O rei Acabe construiu um altar em Samaria para o deus Baal e o serviu e adorou, e para Aserá construiu um poste-ídolo, ou seja,coluna para colocar a imagem de Aserá.
Nos dias de Acabe, a maldição de Josué sobre aqueles que edificassem Jericó veio a se cumprir. Josué profetizou que a reconstrução de Jericó custaria a vida de um primogênito (Js: 6. 26). Se Israel obedecesse a Deus, jamais reedificaria Jericó; a cidade reconstruida mostra como Israel se afastou de Deus. Hiel perdeu tanto o filho mais velho como o filho mais novo num sacrificio proposital ou num acidente durante o processo de reconstrução (O sacrificio de criança é apresentado especificamente como abominação a Deus Dt: 12. 31).

ELIAS PREDIZ CONTRA ACABE E É SUSTENTADO PELOS CORVOS

(1 Rs: 17. 1 – 9)

A resposta de Deus ao pior rei de Israel foi o surgimento de um dos maiores e mais poderosos profetas do Antigo Testamento: Elias, o tibista. O tibista significa que ele era da cidade de Tisbe, em Gileade. O significado da profecia que anunciava a falta de chuva fica mais clara quando sabemos que aqueles que cultuavam a Baal acreditavam que Baal controlava a chuva. De fato Elias mexeu com o coração do baalismo e desafiou o assim chamado deus ao proclamar que o Senhor Deus de Israel controlava o clima.
Devido as atitudes praticadas por Acabe, o profeta Elias disse que não choveria e nem cairia orvalho (antes do diluvio a terra era regada somente pelo orvalho). E em seguida Elias, em obediência ao Senhor, sai da cidade e vai se esconder perto do riacho de Queribe.
O relacionamento de Elias com Deus lhe trouxe o desfavor na corte real, constituída na maior parte por adoradores de Baal. Assim Deus mostrou a Elias que a sua providencia o sustentaria fora das estruturas da sociedade israelita. Elias por um longo tempo foi alimentado por corvos e bebia do ribeiro.
Principios Fundamentais Para a Fé
Tenha presente em seu coração que onde o Senhor serve de guia, ele também sustenta. Onde Ele guia também provê. A fé não permite que uma ameaça de privação altere o curso que o Senhor estabeleceu.
Não deixe que a ameaça de um salário reduzido o leve a desobedecer a orientação do Senhor para sua vida. Escolha crer que o Senhor sabe como cuidar de seus servos.
A VIÚVA DE SEREPTA
(1Rs: 17. 1 – 24)

Quando o riacho secou, Deus enviou Elias a cidade de Serepta, e disse para se hospedar na casa de uma viúva a quem o Senhor havia ordenado tomar conta do profeta. Uma viúva que estava quase ficando sem comida e vivendo diante de uma dor terrível de ver o filho morrer ou ficar sem os seus cuidados, caso ela morresse primeiro.
Apesar de não servir a Deus, pois ela era fenícia (v. 12) e de todo o desespero em que se encontrara ela sentiu compaixão por Elias e lhe deu água, e quando o profeta pede um pedaço de pão ela lhe mostra sua realidade: “...há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite em uma botija...”.
O pedido de Elias exigiu uma fé tremenda desta mulher gentia, pois a pequena refeição era tudo o que restara para ela e seu filho que estava prestes a morrer de fome.
Fica claro que ela atendeu a Elias e foi recompensada com um suprimento constante, conforme Elias havia prometido.
Apesar de ter aprendido a confiar em Deus como a viúva deve ter se sentido quando seu filho adoeceu e morreu depois de tantas maravilhas? Por que Elias permitiu tal tragedia?
O exercício de confiar em Deus para suprir as necessidades diárias, deve ter tornado um pouco mais fácil para que a viúva obedecesse as ordens do profeta. E mais uma vez foi recompensada por sua fé no Deus de Israel e a alegria de ver o filho com vida novamente fez com que sua fé fosse mais profunda no Deus de Israel o provedor de todos que confiam nEle. (Lc: 4. 25, 26)

ELIAS VAI AO ENCONTRO DE ACABE
(1Rs: 18. 1 – 21)

Você lembra... que Elias predice a Acabe que não iria chover nem cair orvalho; Que Deus mandou Elias para o próximo ao riacho de queribe e ali ele foi alimentado por corvos e bebeu da água do ribeiro; quando a água secou, Deus o mandou até a viúva de serepta para que ela o alimentasse...
Obedecendo a mais uma ordem do Senhor Elias vai apresentar-se a Acabe, rei de Israel, (Depois de aproximadamente três anos sem chuva, Elias volta a Israel.) e a caminho encontra-se com Obadias, um homem de Deus que havia escondido profetas da face de Jesabel para que os não matesse, esse mesmo procurava água e alimento para os animais (Obadias era o mordomo do rei do norte, não é o autor do livro com este mesmo nome. Escondeu em duas cavernas, cem profetas do Senhor dois grupos de cinquenta ).
A este homem de Deus é dada a tarefa de dizer ao rei que Elias estava em Israel, mas temia este homem por sua vida, pois falando ele ao rei onde Elias estava e o Espirito Santo o movesse para outro lugar para não ser achado pelo rei (O Espirito Santo trasportava Elias de um lugar para o outro – 2 Rs: 2. 16 – O mesmo acontecia com Felipe – At: 8. 39, 40), já que Acabe havia procurado por Elias em muitas nações e não o encontrava (Acabe havia procurado por Elias por todas as terras, de maneira que Obadias pensou que se ele contasse que Elias estava em Israel o rei o mataria por estar mentindo.) .
A garantia de Elias de que iria se apresentar ao rei naquele dia faz com que Obadias o anuncie a Acabe e assim o rei vai ao encontro de Elias (A palavra de homens e mulheres de Deus devem ser na vida das pessoas como o impacto que teve na vida de Obadias que temia ser morto, mas pela palavra do profeta foi ao encontro do rei fazer o que ele havia de fazer.).
"Pertubador de Israel" assim foi chamado o profeta pelo rei, que sem nenhum temor garante o que o perturbador seria o rei, pois o que estava acontecendo era nada mais que um juizo da parte de Deus diante de suas atitudes erradas (*Elias não teve medo de responder e acusar o rei de ser responsável pela fome e sofrimento de Israel. * O motivo de todo o sofrimento foi o abandono dos mandamentos do Senhor e adoração a Baal que naquele momento era o deus da maioria dos israelitas.) .
Um convite desafiador a todos os profetas de Baal e a todos os participantes da mesa de Jesabel, que se dividiam em pensamentos. Esse desafio mostraria quem era o verdadeiro Deus de Israel (*Elias desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus e a Baal. Os Israelitas achavam que podiam adorar a Deus e a Baal e assim tinham o coração dividido, esse era o seu maior erro – Dt: 6. 4, 5 – O próprio Cristo nos adverte contra essa atitude fatal – Mt: 6. 24 / * É importante tomar uma posição ao lado do Senhor. Se nos deixarmos levar pelo que é agradável e fácil, algum dia descobriremos que temos adorado a um deus falso – à nós mesmos).
ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
(1 Rs: 18. 22 – 40)

A proposta era fazer descer fogo dos céus quando os respectivos profetas clamassem a seu deus ou Deus e aquele que assim respondesse seria o que o povo seguiria.
O grande momento, quem será o verdadeiro Deus?
A resposta é dada depois de os profetas de Baal:
  • Escolherem o bezerro; (Elias permitiu que os profetas de Baal fossem os primeiros, a proporção 450 contra 1 denota algo impossível aos olhos humanos, mas não há impossível para Deus).
  • Preparar o bezerro; (Eles deveriam preparar conforme o costume deles, mas não deveriam colocar fogo)
  • Clamarem desde a manhã até o meio dia; (Elias zombava dos profetas de Baal. Em nenhum momento a palavra de Deus nos ensina a zombar do próximo, mas esta ocasião era especial, pois haviam provocado a ira de Deus. A intimidade e comunhão com Deus permitiu tal atitude de Elias.)
  • Clamarem em alta voz e retalharem-se com facas e lancetas (espadas); (As palavras de Elias mecheu com os profetas de Baal a ponto de fazerem o extremo de sua adoração. Cortes no corpo fazia parte da adoração a outros deuses, e ainda fazem. Em momentos como esse devemos glorificar o nosso Deus por enviar seu unico Filho para sofrer por nós).
    E Elias:
  • Chamou o povo para próximo dele; (Venham ver quem é o Deus de verdade, esse era o convite de Elias quando chama o povo para próximo dele).
  • Reparou o altar do Senhor; (Não há oferta que seja aceita por Deus com um altar desarrumado. Elias repara o altar com 12 pedras que simbolizava cada tribo de israel. E abriu uma valeta que aproximadamente caberia 12 litros de água. Colocou a lenha em ordem, cortou o bezerro em pedaços e colocou sobre a lenha. Derramou quatro cantaros de água sobre a carne e a lenha. O propósito era assegurar que não havia nenhum fogo e nem como colocar fogo no altar).
  • Ofereceu a oferta de manjares; (Elias ofereceu a oferta do dia e no horario correto aproxímadamente 15h. Este era o horario do sacrificio. Oferta de manjares – ou cereais – Oferta de uma dádiva, ao Senhor de tudo, em reconhecimento a sua bondade, era constituida de farinha, pães ou grãos.
  • Orou ao Senhor; (A certeza da resposta de Deus não deve nos fazer relachar com a oração, mas sim entendermos que devemos orar sempre, reconhecendo a bomdade, fidelidade e amor de Deus diante de todas as coisas).
  • Desceu fogo do céu. (Após a oração de Elias Deus responde com fogo e consome não só o holocausto mais a lenha, as pedras, o pó e a água que estava no rego. Esse fogo foi um fogo sem igual. Não foi de baixo para sima, mas de sima para baixo. Não foi um foco comum, mas um fogo que nem a água o parou. Foi extraordinário o efeito desse fogo, como deve ter sido intensa esta chama. Que esta mesma chama esteja ardendo em nosso coração.
    O povo com grande voz respondeu: "Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
    E assim é provado atravez de Elias que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus e não há outro igual.
    A oportunidade estava aberta, "matemos os profetas de Baal". Elias aproveitou a disposição para obedecer ao Senhor do Povo e fez um convite inrrecusavel e foi atendido.
    Assim como Elias que possamos aproveitar a disponibilidade de obediência para fazermos a vontade do Senhor, sem desperdiçar voluntários nem tempo.

    ELIAS ORA PARA QUE CHOVA
    (1Rs: 18. 41 – 46)

    Observando Elias, podemos aprender muito sobre a oração:
  • Mesmo que tenhamos a promessa de Deus, não devemos parar de orar pelo cumprimento da promessa (v. 41).
    Em seu zelo e votória, Elias anunciou abundância de chuva. 
  • Vemos umas das posturas usadas para oração ao lermos que Elias se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os joelhos (v. 42).
    Esta postura não é a de se ajoelhar e depois curvar o rosto para o chão, mas refere-se a uma postura oriental comum de meditação na qual a pessoa senta e com os pés próximos ao corpo levando os joelhos até o nível do queixo. 
  • Vemos a importância na oração quando lemos que Elias orou sete vezes (v. 43). 
    • Percebemos a necessidade de fé quando oramos, pois Elias creu que a sua oração seria respondida mesmo antes de vê-la atendida (vv. 44, 45).
  • A vinda da chuva foi a prova definitiva de que baal era impotente e que o Senhor Deus de Israel é Supremo.
    • Em Tiago capítulo cinco versículos dezessete e dezoito explica que a oração do cristão pode ser tão eficaz quanto a oração de Elias.
    JEZABEL AMEAÇA ELIAS
    (1 Reis: 19. 1 – 7)
    Elias havia terminado de desafiar e vencer os profetas de Baal. Evidentemente Jezabel não esteve no monte Carmelo.
    Acabe contou a Jezabel sobre tudo o que havia acontecido inclusive que Elias tinha matado os profetas de Baal.
    Ao saber de tudo que Elias havia feito, Jezabel enfurecida decide matar o profeta do Senhor. Para Jezabel era a unica forma de mostrar o grande poder de seu deus.
    Jezabel regeitou os milagres que Elias fizera da parte de Deus. Nada do que Elias fez surtiu efeito sob Jezabel a não ser o fato de Elias ter humilhado o deus-Baal.
  • Muitas vezes os milagres de Deus chamam menos a atenção do que os prejuizos causados por eles At: 16. 16 – 24.
    Por intermedio de uma mensagem ela envia o seu desejo ao profeta que foge sem deixar que ninguém soubesse onde ele estava. Elias estava tão desanimado que desejava morrer (v. 4).
    Isso nos faz lembrar de Jonas que se sentou em baixo de uma aboboreira e desejou morrer no dia seguinte (Jn: 4 / Biblia viva).
    É impressionante como nossos pensamentos são pequenos diante de Deus, quantas e quantas vezes nos pegamos questionando a vontade dELE  e muitas das vezes, além de questionar, ainda nos damos ao direito de se irarmos com ELE, como se fossemos donos da verdade e ele um mero humano que frequentemente comete erros em suas atitudes.
      Elias experimentou profunda fadiga e grande desânimo logo após suas duas grandes vitórias espirituais: a derrota dos profetas de Baal e a resposta de sua oração pedindo chuva. O desanimo aparece frequentemente depois de grandes experiencias espirituais, especialmente aquelas que exigem esforço fisico e envolvem grandes emoções.
        SINTOMAS DA DEPRESSÃO
      • Afastamento de amigos ou pessoas. (ISOLAMENTO)
      • Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras atividades. (PREGUIÇA)
      • Perda de vontade de fazer seja o que for. Desiste da vida e de lutar por ela e pelas coisas. (MÁ VONTADE INVOLUNTARIA)
      • Cansaço ou falta de energia. (DESANIMO)
      • Vontade de ficar só. Afasta-se de tudo e todos. (SOLIDÃO)
      • Não querer ouvir barulhos ou querer musica ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta). (FUGA)
      • Abusar de medicamentos, álcool ou drogas. (Costumam ser meios para se afastar e alhear do que se passa à sua volta). (FUGA)
      • Medo de executar determinada tarefa; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar. (MEDO EXCESSIVO)
      • Vontade de chorar ou chora às escondidas. (CHORAR SEM CONTROLE)
      • Dores de cabeça, uma grande tensão ou desconforto a nível das costas, ombros ou cabeça ou pode mesmo ter dores ou desconfortos a nível lombar ou cintura. (ANGUSTIA)
      • Não se sente bem em lado nenhum. (DESCONFORTO)
      • Sente-se triste e abatida sem conseguir encontrar algo que a anime ou que lhe consiga despertar interesse. (DESENTERECE PESSOAL)
      • Tem maus resultados escolares, incapacidade de se concentrar ou irrita-se facilmente. (IMPACIENTE)
      • Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação. Isso deixou de lhe interessar.
        Analisando a experiência de Elias: 1. Teve medo. ( as vezes sem saber de que ) verso 3. 2. Foge da realidade ( pela fantasia ) verso 3. 3. Quer ficar sozinho ( no deserto ) verso 4 4. Pede a morte ( desanimo total ) verso 4 5. Quer dormir ( é fuga ) verso 5. 6. Não quer comer ( perda do apetite ) verso 5. 7. Tem uma crise de auto- comiseração. Dó de si mesmo. `Eu fiquei só`. verso 10.
        Para tirar Elias da depressão Deus primeiramente deixou que Elias descansasse e se alimentasse. Então confrontou-o com a necessidade de retornar a sua missão na vida. As batalhas de Elias ainda não estavam concluidas; ainda havia muito trabalho a fazer. Quando nos sentimos fatigados após uma grande experiência espiritual, devemos lembrar que o propósito de Deus para a nossa vida não está terminado.
        PASSOS PARA VENCER A DEPRESSÃO :
      A melhor terapia, servir.
      Nosso exemplo, Jesus.
        1. Fale com um conselheiro capaz. Alguém em quem você confia. 2. Faça exercícios físicos. Saia das 4 paredes. 3. Corte toda a raiz de amargura. Situações com seus pais, amigos, pessoas, chefes. Hebreus 12:5 -A depressão é um processo que sempre se inicia com amargura. -Ilustração: `Se o lixeiro não passar, o lixo se acumula` 4. Ande no Espírito. Não é a mesma coisa que aceitar Jesus. Gálatas 5:25 e Efésios 5:18. Ande na dependência do poder de Deus. - O que Deus deseja para nós? - Que você e eu, sejamos felizes. João 10:10 `Para que tenham vida, e vida com abundância`.